Acesse e veja tudo sobre o CPF e qual a sua importância!

CPF – É um cadastro de pessoa física onde o registro é mantido pela Receita Federal do Brasil, no qual as pessoas podem se inscrever, uma única vez, quais quer pessoas naturais, independente de idade ou nacionalidade, inclusive falecidas.

Cada pessoa inscrita é unicamente identificado por um número de inscrição no CPF de 11 dígitos decimais. Esse número ele nunca irá mudar, há não ser se for uma decisão judicial ou administrativa.

Com uma lei que foi criada em novembro de 1965, foi instituído o Registro das pessoas físicas para que a administração tributária pudesse coletar as informações das pessoas físicas que eram obrigadas a apresentar a declaração de rendimentos e bens.

No ano de 1968, foi decretado a lei 401 de dezembro do mesmo ano, esse Registro das Pessoas Físicas foi transformado no cadastro de pessoas físicas.

Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Ao longo desse tempo o CPF ultrapassou os limites do imposto de renda e se tornou um documento de suma importância no cotidiano brasileiro.

Importância CPF

A partir de 1° de dezembro de 2015, o CPF passou a ser emitido juntamente com a nossa certidão de nascimento para poder evitar fraudes e problemas causados por pessoas de má fé.

Com isso, os cartórios de registro civil informam os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada por um sistema on-line e, onde rapidamente, o número do CPF será repassado e impresso na certidão de nascimento.

Nesse artigo iremo falar sobre o CPF, como usar, o que fazer para tirar o seu documento e qual a importância desse documento em nossas vidas, veja mais a seguir.

Como já dito no início desse artigo, quando nascemos recebemos uma certidão de nascimento, no qual consta um número, isso significa que já fazemos parte da contagem da população total.

Mas também precisamos de um outro documento, que não é só o do CPF, outro registro que serve como identificador, também conhecido como identidade ou chama por RG, são muitos os documentos que precisamos ter para que nossa situação como cidadãos esteja correta.

Um documento bastante conhecido e utilizado o CPF, Cadastro de Pessoas Físicas é o seu número de identificação na Receita Federal onde tudo que você comprar em bens será reconhecida pelo mesmo.

Esse banco de dados gerenciado pelo órgão da Receita que constam todas as informações cadastrais dos contribuintes, caso não estejam corretas constará no site da Receita Federal e que poderá ser consultado através do número do seu CPF.

Importância do CPF

Esse documento consta na Receita Federal, que toda e qualquer pessoa pode solicitar a consulta CPF, seja obrigatoriamente ou por sua própria vontade, podendo ser nascido no Brasil ou estrangeiro, residentes ou não no país.

Importância CPF

Neste caso dos estrangeiros eles devem traduzir as informações do cadastro para realizar sua inscrição no CPF. A solicitação do seu CPF, poderá ser feita nos seguintes lugares, agências conveniada como o Banco do Brasil, Caixa econômica Federal e Correios, onde o custo é de R$ 5,70.

Em algumas entidades públicas conveniadas são sem custo, e nas representações diplomáticas brasileiras no exterior também são sem custos.

Diretamente na Receita Federal não residente no Brasil, inscrição de pessoas já falecida ou se solicitação de órgãos da administração pública em função da incapacidade de comparecimento da pessoa física nas entidades conveniadas órgãos carcerários para os presos, SUS para quem está internado.