ENEM – Acompanhe importantes dicas de como se preparar

ENEM – Se você é estudante e estar cursando o Ensino Médio ou já concluiu seus estudos, certamente deve conhecer o Exame do Ensino Médio, conhecido popularmente pela sigla ENEM. Este exame se trata de uma prova realizada pelo ministério da educação com o objetivo de analisar os conhecimentos dos estudantes brasileiros.

A depender da nota obtida no Exame, o candidato consegue ingressar em uma instituição de ensino superior de forma totalmente gratuitas ou por meio de bolsas integrais e parciais através dos programas Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Uiversidade para Todos).

O artigo abaixo foi desenvolvido especialmente para aqueles que não sabem como estar se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2018. Portanto continue a leitura e acompanhe ótimas dicas para obter uma boa pontuação na prova.

Como se preparar para o Enem 2017

Conseguir tirar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio é o sonho de qualquer candidato, mas para que isso aconteça, o mesmo deverá demonstrar interesse nos seus estudos. Separamos abaixo uma lista com alguma dicas importantes para estar se preparando para o ENEM. Veja:

  • A primeira delas é separar pelo menos 2 horas de seu dia para se dedicar completamente aos estudos de assuntos ensinados em todo o ensino médio. E para que fique menos cansativo, crie um planejamento separando os dias e a disciplina que será estudada em cada um deles;
  • Assistir vídeo-aulas explicativas também é uma boa opção para aqueles que não tem tanta facilidade em aprender apenas lendo os assuntos. Existem muitos canais no Youtube que explicam os assuntos abordados no Exame Nacional do Ensino Médio e que também disponibilizam dicas para compreende-los com mais facilidade;
  • Praticar muitos problemas matemáticos para que as suas operações básicas da matemática estejam completamente dominadas. Exercícios de raciocínio lógico também deverão ser praticados, pois o ENEM também apresenta questões deste modelo que podem complicar bastante a vida do estudante;

  • Ler livros é outra atividade essencial para os candidatos que vão realizar o ENEM 2018, principalmente para quem tem o foco na tão temida Redação. Através da leitura você consegue ter uma maior variedade de palavras e enriquece o seu cérebro de idéias criativas para discorrer um bom texto. Sem falar que ler ajuda bastante em questões de interpretação de texto;
  • Ficar sempre atento aos fatos que estão circulando pelo mundo, seja notícias em jornais, redes sociais, revistas, entre outros. Isto é bom, pois na maioria das vezes os temas da Redação são escolhidos com o principal assunto que marcou o ano da edição do exame;
  • Outra dica essencial é a prática da escrita para o aperfeiçoamento da caligrafia. O ENEM descontará alguns pontos da sua redação caso você escreva um texto com uma estrutura irregular ou com letras ilegíveis.

Seguindo as dicas separadas acima, com certeza você conseguirá obter uma ótima nota no Exame Nacional do Ensino Médio de 2018.

Como se inscrever no ENEM

É muito importante ficar sempre atentos ao período em que serão abertas as inscrições para o ENEM, pois caso o prazo se esgote, o candidato deverá aguardar a próxima edição do programa para poder estar participando.

Não há a possibilidade de estar se cadastrando no programa de maneira presencial. A inscrição só poderá ser realizada através do site oficial do ENEM, e o candidato deverá preencher todos os dados corretamente. Para concluir o seu cadastro, uma taxa cobrada pelo próprio exame deverá ser paga, a menos que você se enquadre dentro dos requisitos para se declarar isento.

Depois de ter acompanhado essas importantes dicas a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, ficará muito mais fácil alcançar uma boa pontuação na hora da prova. Se ficou alguma dúvida a respeito do assunto, deixe o seu comentário logo abaixo para que possamos estar ajudando a resolver o seu problema. Boa Sorte!