Confira agora os tipos de bilhetes únicos do Sptrans!

A SPTrans é uma empresa estatal que atua dando ordens de serviço e monitorando as concessionárias de transporte público no Estado de São Paulo.

Para quem utiliza ônibus e/ou trens todos os dias, o bilhete único é a forma mais economiza de se locomover pelas cidades. Foi fundada no ano de 1995 e atualmente conta com 16 consórcios, sendo responsável pela administração de 16 mil veículos entre ônibus e trens.

Quais são os bilhetes únicos da SPTrans?

Bilhete Único SPTrans

Entre os serviços prestados para a população, o bilhete único SPTrans é o mais notável, pois possibilita a acessibilidade dos cidadãos paulistanos, principalmente aqueles que necessitam pegar diversas conduções para ir e voltar do trabalho.

A empresa oferece bilhetes únicos gratuitos e pagos, além dos vales-transportes que são oferecidos por empresas para seus funcionários.

Para você conhecer mais sobre os tipos de bilhetes únicos disponíveis e como fazer a recarga de suas passagens através da internet, elaboramos esse artigo com todas essas informações.

Bilhete Único

Esse é o cartão padrão, onde é possível comprar os tipos de crédito: Estudante, Comum ou Vale-transporte, economizando tanto em tempo quanto em dinheiro.

Esse bilhete é pra ser usado em trens, ônibus, micro-ônibus etc. Para utilizá-lo, é preciso realizar um cadastro no site.

Bilhete Comum

Esse bilhete pode ser utilizado nos micro-ônibus, ônibus, trens do Metro e da CTPM, terminais e estação de transferência do expresso Tiradentes. O cartão pode ser vendido sem cadastro, nos postos de vendas autorizados ou no próprio site.

Estudante

Pode ser utilizando em todos os transportes públicos conveniados ao SPTrans, porém, para pedir esse cartão, será necessário realizar um cadastro informando o número de seu RG e CPF.

É preciso preencher alguns requisitos para conseguir o cartão. O grande benefício desse bilhete em relação aos demais é que as tarifas dos veículos possuem 50% de desconto.

Vale-transporte

É fornecido pela empresa empregadora para uso exclusivo de seus funcionários, sendo proibido por lei a utilização por outras pessoas. Nesse cartão você pode adicionar os créditos em forma de tempo e dinheiro.

Contudo, antes de pedir o seu vale-transporte, você deverá ver qual será a cota (tempo ou dinheiro) mais adequada as suas necessidades.

Mãe Paulistana

É um cartão concedido as mães, grávidas e gestantes, fornecendo o direito de livre acesso a todos os transportes públicos concessionados pelo SPTrans.

Contudo, para obter o benefício, a mulher deverá fazer o requerimento em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas pelo Estado.

Como utilizar meu Nome Social no Bilhete Único?

Todo usuário do bilhete único poderá personalizar com o seu nome social, de acordo com o Decreto 51180. Para requerer a esse direito, a pessoa deverá ser maior de idade, ou estar acompanhado de um.

A pessoa deverá comparecer a uma das centrais de atendimento com seus documentos em mãos (Carteira de Identidade e RG) e preencher um formulário. Demora cerca de 7 dias para o cartão ficar pronto.

Para recebê-lo, será necessário retornar a central e retirar seu cartão.

Como recarregar o Bilhete Único online

Através da loja virtual da SPTrans, que pode ser acessada aqui (bilheteunico.sptrans.com.br), é possível recarregar o seu BU em qualquer cota que desejar (tempo ou dinheiro). Para isso, basta acessar a página acima e escolher a opção adequada a sua realidade.

Bilhete Único SPTrans

Nessa página, também é possível realizar solicitações gratuitas de bilhetes, desde que os requerentes sejam estudantes ou professores. Nessa mesma página também é possível acompanhar o andamento desses pedidos.

Então, para realizar a recarga dos créditos, ficará muito mais fácil agora, seja através do site ou do aplicativo disponibilizado para a maioria dos smartphones e tablets.

Você utiliza muito o bilhete único? Qual é a categoria de seu cartão? Faça um comentário e converse com a gente!